Pular para o conteúdo principal

Nº de visitantes:

eee
TemTudo em Diversões
Onde Comprar
encontrar
sdff

O tapete vermelho traça a linha do tempo da cor e conta suas origens

Lançamento da Editora do Brasil foi inspirado em projeto de contação de histórias
Publicado por temtudo-on
postado em21/01/2020 - 08:21
semComentário
jas

De pinturas rupestres de antigas cavernas até os tecidos atuais, os autores Ana Paula Bernardes e Tino Freitas traçam a origem da cor vermelha em O Tapete Vermelho, recente lançamento da Editora do Brasil que traz também ilustrações de Sandra Jávera.

A linha do tempo traçada pelos autores começa há cerca de 30 mil anos, quando o ser humano ainda não sabia escrever, mas registrava seu cotidiano nas paredes das cavernas onde vivia. A história atravessa o tempo, com toques de ficção, culminando no uso dos conhecidos tapetes vermelhos presentes em premiações, recepções e, é claro, contações de história.

Uma das inspirações para O Tapete Vermelho foi o projeto Roedores de Livros, que começou suas ações de incentivo à Leitura em 2006, oferecendo leituras e empréstimos de livros no Distrito Federal. Dois anos depois, surpresos pela notícia de que não poderiam mais ocupar a sala de leitura emprestada pela creche onde atuavam, os mediadores mudaram o encontro com as crianças para o jardim em frente à creche, onde seguiram com o projeto sob o sol. Logo nas primeiras semanas, notaram outro problema: formigas. E foi assim que chegaram à conclusão de que eles precisavam imediatamente de um tapete. A cor, é claro, foi o vermelho.

O Tapete Vermelho traz o conceito de que somos todos importantes, além de, claro, falar sobre o valor de se cultivar a fantasia por meio dos livros. O livro é uma homenagem a todos os mediadores de leitura que contagiam as crianças com o “vírus” do prazer de ler.

Sobre Ana Paula Bernardes

Ana Paula Bernardes é idealizadora e coordenadora do projeto Roedores de Livros. É graduada em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília e professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Sempre foi fascinada por literatura e na faculdade de artes se aproximou da literatura infantil. Esse encontro foi para sempre. Desde então, coordenou e ministrou cursos de aperfeiçoamento de docentes na área de Literatura Infantil e Juvenil e Educação Infantil pela Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação. Em 2008 ingressou como assessora pedagógica do Instituto C&A, trabalhando no Programa Prazer em Ler e, atualmente é consultora do programa Voluntariado C&A. Uma ativista na literatura infantil, atua como educadora na formação de mediadores de leituras e como consultora em programas de promoção do livro e da leitura no Brasil. Mas é no tapete vermelho da Biblioteca Comunitária Roedores de Livros que ela se sente em casa.

Sobre Tino Freitas

Tino Freitas é jornalista, músico, escritor e contador de histórias. É também mediador de leitura do projeto Roedor de Livros, onde descobriu o trabalho com e para crianças e apaixonou-se por ele. As características de seus livros são o humor, a crítica social e o experimento com o suporte (papel/folha/livro-objeto) como importante elemento condutor da narrativa. Alguns receberam láureas de prestígios, como o Prêmio Jabuti e o Selo altamente Recomendável para Crianças, da FNLIJ, além de integrar seleções de destaque como o Selo Distinção da Cátedra Unesco de Leitura PUC-RIO.

Sobre Sandra Jávera

Sandra Jávera se formou em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo em 2011 e ilustrou diferentes revistas, jornais e livros, tanto para crianças como para adultos. Vive em Nova York desde 2012, onde trabalha criando ilustrações, estampas e peças de cerâmica. Tapete Vermelho é o terceiro livro que ela ilustra para a Editora do Brasil. Nele, explorou referências de desenhos da Pré-História, incluindo desenhos da Serra da Capivara, no interior do Piauí. Também pesquisou desenhos e objetos criados por antigas civilizações, como a do Egito e da Mesopotâmia. As ilustrações sugerem uma viagem visual por diferentes épocas e lugares, tendo o vermelho como ponto comum.

Ficha Técnica

Tapete Vermelho

Autores: Ana Paula Bernardes & Tino Freitas

Ilustrações: Sandra Jávera

Número de Páginas: 32

Preço: R$43,60

Sobre a Editora do Brasil:

A Editora do Brasil busca, há mais de 75 anos, renovar os produtos e serviços que levem aos milhares de educadores e alunos do Brasil conteúdos atuais e materiais de qualidade. Nos quatro cantos do País, professores e gestores utilizam nossos livros e têm acesso a um projeto didático comprometido com a ética e com uma educação cada dia melhor.

O compromisso da Editora do Brasil é com o dinamismo do conhecimento e com a educação que transforma e é transformada. Mais que nunca, posiciona-se ao lado dos educadores, observando, analisando e discutindo os novos desafios do ensino em nosso País.

Escreva seu Comentário

Restricted HTML

  • Tags HTML permitidas: <a href hreflang> <em> <strong> <cite> <blockquote cite> <code> <ul type> <ol start type> <li> <dl> <dt> <dd> <h2 id> <h3 id> <h4 id> <h5 id> <h6 id>
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Web page addresses and email addresses turn into links automatically.

Útimos Posts do Blog

Últimos Comentários