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5 dicas da Cia. da Consulta para combater a obesidade infantil

O número de crianças com excesso de gordura corporal cresce no Brasil e no mundo; segundo OMS, até 2030, poderá chegar a 250 milhões
Publicado por temtudo-on
postado em22/10/2019 - 10:50
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Os dados sobre obesidade entre as crianças brasileiras são alarmantes. Segundo o Ministério da Saúde, 13% dos meninos e 10% das meninas entre 5 e 19 anos sofrem com obesidade ou sobrepeso. Segundo pesquisa do Atlas de Obesidade, o problema de peso na infância já atinja hoje cerca de 150 milhões de crianças no mundo – e a previsão é que esse número poderá chegar a 250 milhões até 2030, um crescimento de 66%.

Os maus hábitos das crianças e adolescentes, como ficar boa parte do tempo sentados para acessar à internet, contribuem para o crescimento da obesidade infantil no Brasil e no mundo.

De acordo com a pediatra da Cia. da Consulta, Gabriela Nascimento Marques, o excesso de gordura corporal é resultado da interação de fatores genéticos, ambientais e comportamentais. “Além de afetar a saúde, com aumento de colesterol e triglicérides, a obesidade infantil também traz prejuízos psicossociais por meio do bullying, problemas posturais e articulares e alterações dermatológicas, como estrias, por exemplo”, explica. Mas não é só isso. “Distúrbios respiratórios, como a apneia do sono, também aparecem nesta lista”, explica.

O tratamento da obesidade infantil envolve conscientização. “Poucos estudos foram realizados em relação a eficácia e segurança do uso de medicamentos para tratamento da obesidade na infância e, por isso, não são recomendados”, diz. “A prevenção ainda é o melhor remédio”.

A médica da Cia. da Consulta dá dicas de mudanças de comportamento que vão ajudar crianças e adolescentes a ter uma vida mais saudável.

 

  • Fazer refeição em local adequado. Não comer assistindo à TV ou fazendo outras atividades.
  • Comer devagar.
  • Realizar atividade física lúdica (para maiores de 5 anos é recomendado pelo menos 1h de atividade física moderada todos os dias e 1h de atividade vigorosa 3x/semana).
  • Diminuir a quantidade de alimento ingerido.

Melhorar a qualidade dos alimentos.

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