Pular para o conteúdo principal

Nº de visitantes:

Comer Bem
TemTudo em Diversões
Onde Comprar
encontrar
DDDD

REDES SOCIAIS

Publicado por temtudo-on
postado em16/05/2019 - 16:02
semComentário

Para começar este edital, quero trazer você, caro leitor do Portal Tem Tudo, uma reflexão em cima de uma pergunta:


“AS REDES SOCIAIS APROXIMAM OU AFASTAM AS PESSOAS?“

As redes sociais nada mais são, que nós mesmos, organizados dentro de aplicativos que permitem estarmos conectados por vários tipos de relações, que compartilhamos valores e objetivos diversos.
Ela nos permite aproximar os amigos que estão distantes, trazendo eles para dentro do nosso dia a dia. Também nos permite conhecermos milhares de pessoas, que nunca vimos, mas que de certa forma nos aproximamos por alguma afinidade.

As redes sociais acabaram se tornando um maravilhoso veiculo de trabalho e propaganda, trazendo ainda mais conhecimentos e informações, com muita rapidez. Vimos a pouco um candidato a Presidente da Republica, ser eleito pelas redes sociais, fato este nunca acontecido antes. Milhões de pessoas uniram-se nas redes sociais para debater politica. Podemos ver então, a força e o poder das redes sociais na vida de todos nós.


MAS QUAL É O LIMITE DAS REDES SOCIAIS NAS FAMILIAS?

Vamos analisar as redes sociais na ótica da família, e ver o que ela está fazendo com as famílias no convívio do lar.

Todos os integrantes da família nos dias de hoje, tem seus celulares conectados as redes sociais, em aplicativos com os grupos de amigos da época da faculdade, grupo das mães da escola, grupo dos familiares, os filhos também com o grupo de amigos da escola, grupos e mais grupos, sem contar os contatos normais, claro. E se tiver um bebê na família, dá-se a ele o celular antigo para que seja conectado na internet, e assim possa ficar assistindo desenhos, e não atrapalhe os momentos com os amigos de bolso. É assim que chamo os amigos das redes sociais. Fazendo com que cada integrante da família, tenha o seu próprio mundo, com suas próprias leis, e tudo dentro da mesma casa. Será bem dificil o convívio em família, não é?

Vou contar uma história real que aconteceu comigo: Estava eu com minha esposa numa cafeteria lendo um livro juntos, quando um casal com um bebê, sentaram na mesa da frente, e imediatamente pegaram o celular e começaram a ver as postagens, vídeos e a responder as conversas. Não soltaram o celular nem para comer, pois era ele em uma mão, e na outra um garfo, onde comiam com dificuldades, mas soltar o celular, de jeito nenhum. E sem trocar uma única palavra, foram embora em silêncio. Assim entraram, e assim saíram da cafeteria.

Quem nunca presenciou uma cena dessas, de famílias ou casais, só olhando para o celular, sem ter um diálogo, uma atitude de carinho, uma atenção sincera, na mesa de restaurantes ou bares. Alias preste atenção se você não faz parte de umas dessas famílias ou casais que descrevi?

Quantos casais não se separaram por causa de contatinhos em redes sociais, famílias que hoje não existem mais, por simples aventuras virtuais, mas que são capazes de destruir toda uma história.

Eu acredito que já passou do limite, da presença das redes sociais no convívio das familias. Somente citei alguns dos casos mais comuns, mas se você refletir sobre o assunto encontrará mais motivos para diminuir seu tempo nas redes sociais, que é grande, para assim oferecer o seu melhor para a sua família.


QUANTO TEMPO DA SUA VIDA VOCÊ GASTA DENTRO DE REDES SOCIAIS?

Tenho certeza que ao longo das 24h do seu dia, você gasta mais tempo nas redes sociais, do que no convívio do lar. Fato comprovado em varias pesquisas. Vemos então que as redes sociais estão nos tornando anti-sociais, e pior, anti-sociais para as pessoas que escolhemos viver juntos, a nossa família, consequentemente quem nós amamos.

Pessoas que deveríamos  cuidar, preservar com abraços, sorrisos rasgados, troca de olhares carinhosos, atitudes cheias de calor humano, atitudes que devem estar vivos e presentes dentro da casa, mas ao invés disso, estamos dando prioridade para as redes sociais, e jogando assim, um balde de agua fria nas relações dentro do lar.

As crianças estão indo pelo mesmo caminho, o tempo todo com o celular nas mãos, seja no intervalo da escola, dentro da sala de aula, seja no almoço ou no jantar, até mesmo na roda de amigos, todos de cabeça baixa e conectatos. As crianças estão se fechando cada vez mais em seus mundos que criaram a partir das redes sociais. E não se esqueça que você é a referência para seus filhos, eles copiam o que os pais fazem, os pais são os responsáveis pela educação comportamental de seus filhos.

Devido ao tempo que as pessoas passam conectadas as redes sociais, existe um aumento significativo de doenças como: insônia, depressão, ansiedade e pânico. Isso ocorre por causa da imensa quantidade de informações, aumentando assim as atividades cerebrais, que não conseguem armazenar tanta informação,  além claro, das informações com que já vivenciamos dentro das responsabilidades do dia a dia.

Não vou me alongar mais neste tema, pois sei que textos longos não prendem as pessoas para ler. Porém se faz preciso uma reflexão imediata em cima deste tema, pois tudo isso que foi dito, já está acontecendo nas famílias, para que assim não pague um preço alto, e seja tarde demais para corrigir, e o tempo perdido não tem volta, e isso é fato.

O TEMPO É O SEU MAIOR BEM. USE COM SABEDORIA

Edson Felipe – Coaching de Aconselhamento
Aconselhamento pessoal, saúde, terapia emocional e autoconhecimento
Tel.: 55  11 94023-4945

Escreva seu Comentário

Restricted HTML

  • Tags HTML permitidas: <a href hreflang> <em> <strong> <cite> <blockquote cite> <code> <ul type> <ol start type> <li> <dl> <dt> <dd> <h2 id> <h3 id> <h4 id> <h5 id> <h6 id>
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Web page addresses and email addresses turn into links automatically.

Útimos Posts do Blog

Últimos Comentários