Pular para o conteúdo principal

Nº de visitantes:

Comer Bem
TemTudo em Diversões
Onde Comprar
encontrar
reforma

Cuidados para execução de reformas em edificações

Publicado por Alexandre Amad…
postado em27/11/2017 - 08:55
4comentários

Oi meus caros! Vocês sabiam que atualmente existem regras estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT para execução de reformas em edificações?
Obviamente, o ideal sempre foi buscar um profissional (engenheiro civil, arquiteto, tecnólogo ou técnico em edificações), dependendo do tamanho da reforma, para nos orientar. Uma simples remoção de parede ou até a abertura de um pequeno vão pode causar um sério acidente com risco para você e para sua família!
Existem diversas técnicas de construção e muitas edificações foram até realizadas de forma empírica, sem projeto ou cálculo estrutural adequado, o que agrava a situação. Em casos de condomínios novos, sempre deve-se atentar ao Manual do Usuário antes de qualquer reforma. Além disso, o síndico deve ser comunicado para autorização da obra e comunicação da documentação necessária.
A partir de 2015, foi publicada a norma técnica de Reforma em Edificações. Basicamente essa norma estabelece os requisitos para gestão de processos, projeto, execução e segurança de reformas de edificações e exige a responsabilidade de empresas especializadas ou empresas capacitadas, dependendo da atividade a ser executada, sendo:
·    Empresa capacitada: organização ou pessoa que tenha recebido capacitação, orientação e responsabilidade de profissional habilitado e que trabalhe sob responsabilidade de profissional habilitado. São exemplos dessas atividades a troca de revestimentos e reformas de instalações elétricas e hidráulicas com manutenção das características originais;
·    Empresa especializada: organização ou profissional liberal que exerça função na qual são exigidas qualificação e competência técnica específicas, com apresentação de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) sobre os serviços executados. Qualquer intervenção em elementos de estrutura, por exemplo, é exigida a responsabilidade de empresas especializadas.
Além da questão de segurança e responsabilidade, existe todo um planejamento para chegada de materiais, execução dos serviços e destinação dos resíduos. A destinação de resíduos também é um item crítico em nossa cidade e será o tema de nossa próxima conversa.
Se você tiver alguma sugestão ou quiser discutir algum desses conceitos não deixe de entrar em contato. Especialmente para os leitores da TEM TUDO, responderemos qualquer dúvida técnica relacionada a esse tema através do email  revista@grupotemtudo.com.br

Alexandre Amado Britez
Mestre em Engenharia Civil e Professor de Pós-Graduação da USP na área de Tecnologia e Gestão da Produção de Edifícios. Sócio do Grupo de Pesquisa & Desenvolvimento (GP&D) Consultoria e Projetos. 

Comentários

eyabipodabigu (usuário não cadastrado) sab, 30/03/2019 - 16:16
aiqureloe (usuário não cadastrado) sab, 30/03/2019 - 17:00
iosofifu (usuário não cadastrado) sab, 30/03/2019 - 23:01
javiesikcuxom (usuário não cadastrado) sab, 30/03/2019 - 23:51

Escreva seu Comentário

Restricted HTML

  • Tags HTML permitidas: <a href hreflang> <em> <strong> <cite> <blockquote cite> <code> <ul type> <ol start type> <li> <dl> <dt> <dd> <h2 id> <h3 id> <h4 id> <h5 id> <h6 id>
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Web page addresses and email addresses turn into links automatically.

Útimos Posts do Blog

Últimos Comentários