Pular para o conteúdo principal

Nº de visitantes:

eee
TemTudo em Diversões
Onde Comprar
encontrar
kkk

VAMOS FALAR SOBRE EMPATIA?

Publicado por temtudo-on
postado em18/02/2019 - 08:48
semComentário

A palavra em Empatia vem do substantivo feminino que quer dizer compreender algo/alguém de forma emocional. Melhor ainda você se projeta no outro a ponto de se colocar no lugar dele, sentindo o que ele está sentindo.

Essa característica é reconhecida pelo ser humano, pois nós somos seres que reconhecemos no outro uma identificação.

Somos os únicos seres que buscam reconhecimento, identidade e aprimoramento da espécie. Veja bem, quando você tem um pet/cachorro (ex:) você não precisa dizer para ele se comportar como um cachorro, ele sabe fazer isso e não precisa andar com outros cachorros para aprender a latir, pedir carinho na barriga, ou se parecer com o cachorrinho do vizinho. Pets possuem sentimentos simples, como alegria, tristeza e eles sabem o que são, não precisam de ninguém para dizer isso a eles.

Já o ser humano com toda sua complexidade, superioridade consegue distinguir sentimentos nobres como Empatia. (Exagerei? Sim claro, faz parte da minha natureza).

Porém o que mais falamos nos últimos tempos, é o sentimento de Empatia. Mas que raios é empatia nos tempos atuais, onde o que vale é somente a minha opinião, a do colega não serve e eu não respeito a opinião de ninguém? Ajo como uma menina mimada, buscando apoio, afeto, reconhecimento e aceitação no outro, mas ignoro tudo o que o outro tem a dizer?

Pois é caros, como eu disse a Empatia é algo complexo dos sentimentos humanos e da sua compreensão. Temos o costume de dizer que devemos nos colocar no lugar do outro e sentir o que ele está sentindo, o famoso” vista meus sapatos e percorra meu caminho”.

Algo tão simples não é como a sororidade... Bom esse é um outro tema, vamos nos atentar a Empatia.

Parece um exercício bem simples: Poxa se eu falar isso como fulano vai se sentir? Se eu fizer isso como a sicrano vai reagir?

A grande verdade meus amigos é que não tem como você se colocar no lugar do outro sem antes entender o que está acontecendo dentro de você.

Quando você faz uma busca interior querendo entender por que age de certa forma e entendendo seus mecanismos de defesa, você consegue entender a busca do seu vizinho, essa é mais pura e bela forma de Empatia.

Quando você for menos rígido com você, se perdoar, perdoar seu passado e tudo o que lhe fizeram e você também fez, você conseguirá se colocar com mais facilidade e menos julgamento no lugar do outro.

É algo fácil a se fazer? Com certeza não, é uma jornada incrível de autoconhecimento, reviramento de feridas e cicatrizes mal curadas, mas no final você consegue distinguir o que é seu e o que é do outro, a harmonização é homogenia e a Empatia é natural.

Se colocar no lugar do outro é fácil quando você passou pela situação, por que existe uma identidade ali, mas muitas vezes um desafio para quem não passou pela mesma situação, mas não significa que você não consiga sentir a dor do outro, mas para isso você precisa conhecer e reconhecer a sua dor primeiro.

Sempre que alguém fala comigo sobre suas dores eu procuro perguntar: Por que isso dói em você?
Algumas pessoas por falta de prática de uma autoanálise não sabem responder com coerência e coesão, mas assim que descobre, percebe que a dor já não é tão intensa quanto antes.

Façamos isso meus caros, façamos uma reflexão e busca interior pra saber o que nos aflige, o que nos consome, o que realmente queremos, buscamos e almejamos, dessa forma será muito mais fácil e prático nos colocarmos no lugar do outro, entender seus reais motivos, conflitos internos sem julgamento, magoa ou rancor.

“Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta” Carl Jung.

Psicóloga Clínica Cíntia Flamino
 

end

Escreva seu Comentário

Restricted HTML

  • Tags HTML permitidas: <a href hreflang> <em> <strong> <cite> <blockquote cite> <code> <ul type> <ol start type> <li> <dl> <dt> <dd> <h2 id> <h3 id> <h4 id> <h5 id> <h6 id>
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Web page addresses and email addresses turn into links automatically.

Útimos Posts do Blog

Últimos Comentários